PROJETO DOCENTE MAIS EDUCA O CERTO
De que forma o Projeto Mais Educação interfere na docência e na aprendizagem do aluno?
2 JUSTIFICATIVA
O Programa Mais Educação é uma proposta do Governo Federal de escola em tempo integral, que propõe as ampliações do tempo, dos espaços e oportunidades educativas. Esse Programa foi implantado pelo MEC – Ministério da Educação, com o intuito de instigar o aumento da jornada escolar no Brasil para pelo menos sete horas diárias. Instituído por meio da portaria interministerial nº 17/2007, que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.
Para que as escolas sejam selecionadas, é preciso que elas estejam situadas ou nas capitais ou em cidades com mais de 100 mil habitantes localizadas nas regiões metropolitanas, ou em cidades com mais de 50 mil habitantes que são denominadas como polos regionais. E nelas o Programa Mais Educação tem o objetivo de disponibilizar maior tempo educacional, tanto dentro quanto fora do âmbito escolar, juntamente com a comunidade que envolve a escola, aumentar as oportunidades de aprendizagem, mais incentivo para os alunos frequentarem as aulas, enfim, mais estímulos para limitar o fracasso escolar.
Dentro do âmbito escolar há vários profissionais que trabalham em equipe em prol da mesma, dentre esses profissionais há o corpo docente que é responsável pela educação, que é o maior objetivo da escola. E o corpo docente está presente em todas as instituições de ensino, nota-se aí a sua extrema importância pedagógica.
E a docência se apresenta como uma ação educativa que se constitui no ensino-aprendizagem, na pesquisa e na gestão de contextos educativos, na perspectiva da gestão democrática. O que ele repassa em sala de aula é de grande relevância para a sociedade.
A escolha do tema “A interferência do Programa Mais Educação na prática docente” se deu por esse programa ser um novo modelo educacional que vem se enraizando no Brasil e, cada vez mais, tem ganhado espaço no sistema educacional brasileiro.
Portanto,