Projeto do meio ambiente
Projeto: Meio Ambiente em sala de aula
A importância do reaproveitamento de alimentos
Polyanna Gomes Silva
1. APRESENTAÇÃO
Os dois maiores problemas que o Brasil enfrenta são a fome e o desperdício de alimentos, constituindo-se em um dos paradoxos do país, pois o mesmo produz 140 milhões de toneladas de alimentos por ano e é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. Ao mesmo tempo, existem milhões de pessoas excluídas sem acesso ao alimento em quantidade/ ou qualidade (GODIM et al.,2005)
A maior parte do lixo brasileiro é orgânica, ou seja, restos de alimentos. Esse fato traz a tona um dos maiores problemas da sociedade de consumo, que é a má utilização dos recursos alimentares e seu consequente desperdício (SESI, 2004)
Diante do desperdício de alimentos no país, faz-se necessário a adoção de medidas para a prática do consumo consciente pela população em relação à alimentação. O aproveitamento integral de frutas e hortaliças (polpa, cascas, talos e folhas), na elaboração de novos produtos, é uma alternativa tecnológica limpa que está ao alcance de todos, pois pode ser aplicada tanto no ambiente industrial como residencial.
A utilização do alimento, de forma sustentável, reduz a produção de lixo orgânico, prolonga a vida útil do alimento, promove a segurança alimentar e beneficia a renda familiar (SILVA; RAMOS, 2009). Além disso, o aproveitamento integral de frutas e hortaliças, como forma de incentivo ao consumo desse grupo de alimentos, é uma prática alimentar saudável e contribui para promoção da saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004)
Estudos têm revelado que frutas e hortaliças são essenciais a nutrição humana por serem fonte de micronutrientes. Esses alimentos são ricos em vitaminas hidrossolúveis (vitamina C e vitaminas do complexo B) e provitamina A, bem como em minerais, sendo consideradas boas fontes de fotoquímicos essenciais na prevenção de doencas degenerativas como cancer e doencas