a origem da educaçao escolar no brasil
Quando os jesuítas chegaram aqui eles trouxeram os costumes e a religiosidade européia, mas trouxe também os seu métodos pedagógicos.
Estes métodos duraram durante 210 anos, de 1549 a1759, quando uma nova ruptura marca a Historia da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marques de Pombal.
Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação que se viu a seguir foi o caos e permaneceu assim ate que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolveu transferir o Reino para o Novo Mundo.
Na verdade não conseguiu implantar um sistema educacional nas terras brasileira, mas a vinda da família real permitiu uma nova ruptura com a situação anterior.
Para preparar terreno para sua estadia no Brasil D. João VI abril Academias Militar, Escolas de Direito e Medicina a Biblioteca Real, o Jardim Botânico e, sua iniciativa mais marcante em termos de mudanças, a Imprensa Régia. Segundo alguns autores o Brasil foi finalmente “descobertos” e a nossa Historia passou ater uma complexidade maior.
A educação, no entanto continuou a ter uma importância secundária. Basta ver que, enquanto nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, sendo que em 1538 já existia a Universidade de São Domingos e em 1551 a do México e a de Lima, a nossa primeira universidade só surgiu em 1934, em São Paulo.
Por todo o Império, incluindo D. João VI, D. Pedro II, pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. Com a proclamação da Republica tentou-se varias reformas que pudessem dar uma nova guinada, mas se observarmos bem, a educação brasileira não sofreu um processo de evolução que pudesse ser considerado marcante ou significativo em termos de modelo.
Ate os dias