Projeto de vazão máxima e mínima
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
3. METODOLOGIA 5
4. CÁLCULOS E DISCUSSÕES 6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
O hidrograma de projeto e a vazão máxima são estimados a partir da chuva efetiva e do hidrograma unitário.
O método do Hidrograma Unitário (HU) é um dos mais tradicionais em transforma chuva em vazão e de fácil utilização, inicialmente proposto por Sherman (1932), onde ele definiu o Hidrograma Unitário (HU) como: O Hidrograma de Escoamento Direto (HED) originado por uma Precipitação Efetiva de 1 mm (PE) distribuída uniformemente sobre uma bacia para um espaço de tempo específico.
A determinação do hidrograma de projeto de uma bacia hidrográfica depende de dois componentes principais, a separação do volume de escoamento superficial e a propagação deste volume para jusante. Este último componente dos modelos hidrológicos geralmente utiliza da teoria de sistemas lineares, ou seja, o hidrograma unitário, onde é o hidrograma causado pela parcela da chuva que se transforma em escoamento superficial denominado chuva efetiva.
Diversos modelos conceituais têm sido propostos para representar o HUI. Os modelos podem ser de analogia física ou através de simulação matemática. Ao longo do trabalho será abordado o método SCS para calcular a distribuição temporal do escoamento.
2. OBJETIVO
Calcular o hidrograma de projeto e a vazão máxima de uma bacia com área de 10 km², comprimento de talvegue de 5,0 km ao longo do qual existe uma diferença de altitude de 300 m. Considerando a curva i-d-f do DMAE e Tr de 10 anos, para assim achar a intensidade. A bacia analisada tem cobertura de floresta e o seu coeficiente CN = 80. A bacia tem solos argilosos e vegetação de campos e florestas
3. METODOLOGIA
Para concretização