Projeto de uma instalação telefônica predial
O trabalho a seguir tem por objetivo apresentar um projeto de rede telefônica interna predial, como forma de demonstração do aprendizado durante o curso. Trata-se de uma instalação realizada num edifício fictício de 5 andares composto por 4 apartamentos cada andar.
Prédio residencial de 5 andares.
Cada andar composto de 4 apartamentos.
Os apartamentos dispõem de 1 ponto de telefone cada.
No total serão instalados 20 pontos (N°total de pontos= N°apartamentos X N°andares) telefônicos, considerando as especificações do projeto para até 2 quartos.
A quantidade de pontos telefônicos deve ser identificada no projeto pela simbologia, onde:
A = Quantidade de pontos telefônicos previsto por andar. B = Quantidade de pontos telefônicos atendida por uma caixa de distribuição.
C = Quantidade de pontos telefônicos acumulados numa caixa de distribuição
D = Quantidade total de pontos telefônicos acumulados na caixa de distribuição geral.
De posse da quantidade de pontos (20 pontos) que cada caixa de distribuição deve atender e que está nela acumulada, para obter a quantidade de pares que devem alimentar aquela caixa e também a quantidade de pares que devem ser nela distribuídos, basta dividir os respectivos valores por 0,8 representando-os da seguinte forma:
Ver figura =>
1.
2.
Voltando ao projeto temos o seguinte cenário:
Em todos os andares haverá uma distribuição homogênea de quantidade de pontos atendidos, sendo 1 em cada residência .
Os pontos serão acumulados do 1º ao 5º andar, nesta ordem, garantindo assim que cada andar irá ser responsável pelo seu respectivo andar e pelos andares acima.
Evita-se que uma quantidade desnecessária de pares seja alocada para todos os andares, reduzindo trabalho e custos.
Haverá um D.G situado no térreo do prédio comportando todos os pares que serão nela distribuídos, e uma caixa de distribuição na
extremidade