Projeto de Terraço em Gradiente
CENTRO DE CIENCIAS AGRÁRIAS – CCA
DEPARTAMENTO DE SOLOS E ENGENHARIA AGRÍCOLA
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
TERRAÇO EM GRADIENTE
PROJETO
Boa Vista
2011
Auriane Dutra
Bruna Santana
Gabrielle Catarine Castro Pereira
Jaqueline Vilena
Jokasta
Larisse Souza de C. Oliva
Marcos Evangelista
Maria Isabel Garcia
Olisson Mesquita
Samuel Silva
Suely Moreira Sanches
Thales Sues
Ytallo Fernando Guillarducci
Zândla Carla Lima da Silva
TERRAÇO EM GRADIENTE
PROJETO
Boa Vista
2011
INTRODUÇÃO
A agropecuária tem se expandido de forma acelerada no Brasil, devido ao aumento da população, que demanda por maior quantidade de alimentos. Nos últimos anos, com a geração de novas tecnologias, a agricultura tem incorporado alguns avanços, como o uso de sementes melhoradas e a mecanização agrícola, que aumentou a possibilidade do uso intensivo do solo (WADT, 2003).
Entretanto, devido às condições de pluviosidade, relevo e solos, os impactos negativos da mecanização agrícola poderão ser graves, se medidas conservacionistas não forem tomadas preventivamente.
As práticas conservacionistas permitem o controle de perdas de solo e água em áreas agriculturáveis, objetivando a maximização do lucro sem provocar redução da capacidade produtiva (MIRANDA et al., 2004). Através das práticas de conservação, é possível manter a fertilidade do solo e evitar problemas comuns, como a erosão.
A erosão consiste no processo de desprendimento e arraste das partículas do solo causado pela ação da água e do vento, constituindo-se na principal causa da degradação de terras agrícolas (PRUSKI & GRIESELER, 1996). Para minimizar os efeitos causados pelas chuvas e também pelo mau aproveitamento do solo pelo homem, são utilizadas algumas técnicas de manejo e conservação dos solos, divididas em vegetativas, edáficas e mecânicas. Conforme Miranda et al. (2004), nem sempre as