Projeto de tcc
DIREITO –
LEGALIZAÇÃO DA MACONHA
Curitiba, PR
2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
DIREITO –
LEGALIZAÇÃO DA MACONHA
ALUNOS:
Projeto de pesquisa apresentado para avaliação na disciplina de Metodologia para Elaboração do Trabalho Jurídico, do curso de Direito, turno noturno, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ministrado pelo professor X .
Curitiba
2012
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A cannabis sativa (popularmente conhecida como maconha) é utilizada para diversas atividades há aproximadamente 12 séculos, porém no século XX foi erroneamente proibida em diversos países, devido a questões morais e religiosas, auspiciadas por interesses econômico.
O planeta tem cerca de 210 milhões de usuários de drogas ilícitas, dos quais 80% utilizam maconha, ou seja, somente 45 milhões dessas pessoas são usuárias de drogas pesadas, como heroína, cocaína e crack. Logo, o “combate às drogas” é basicamente direcionado aos usuários de canâbis, uma planta "inocente" se comparada a outras substâncias, lícitas ou não, como crack ou álcool. Mudar a forma como essa droga é tratada, é mudar a política mundial das drogas. Será que estamos preparados para essa mudança?
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einsten
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Analisar o tema a partir de dados existentes sobre a política de combate as drogas, em especial a maconha. Utilizando estes mesmos dados, pretendo argumentar contra a atual postura do nosso país e quais são os prós e contras da legalização da canâbis.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS * Analisar dados * Verificar a influência da canâbis na sociedade * Avaliar possíveis mudanças na política de drogas * Analisar prós e contras da legalização
2 JUSTIFICATIVA
Atualmente mais da metade das crianças e adolescentes de nosso país conseguem ter acesso a qualquer droga