Projeto de sustentabilidade
No mundo empresarial, identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa e que não deveria ser “perdido” para o mercado é ainda um desafio para os gestores, para a área de Recursos Humanos e para o próprio profissional que, na maioria das vezes, não sabe se seu desempenho está de acordo com as expectativas, qual é o seu valor para a empresa e onde poderá chegar caso permaneça nesta empresa ou vá para outra qualquer.
Uma das práticas mais úteis para ajudar a encarar este desafio tem sido o processo de gestão do desempenho.
A gestão do desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional.Ela permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo.(www.administradores.com.br). Avaliação de desempenho
Segundo (Chiavenato 2008 pg. 241) A avaliação é o processo que mede o desempenho do funcionário.O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho.É o processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo.
. De acordo com Chiavenato da mesma forma como os professores avaliam continuamente desempenho de seus alunos, as organizações estão preocupadas com o desempenho de seus colaboradores.Em épocas passadas de estabilidade de permanência, a avaliação de desempenho podia ser feitas Por esquemas burocráticos e rotineiros.Ate então a rotina burocrática era a marca registrada da época.Com os novos tempos de mudanças ,transformação e de instabilidade, o padrão burocrático cedeu lugar para a inovação e para a necessidade de agregar valor à organização às pessoas que nela trabalham e os clientes que dela se serve.