Projeto de sala de descompressão
Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde
PROJETO DE INTERVENÇÃO
HOSPITAL REGIONAL VALE DO RIBEIRA / CONSAÚDE: ADEQUAÇÃO DA
AMBIÊNCIA PARA OS TRABALHADORES DA SAÚDE
BIANCA SANT’ANA PEREIRA
MARIA CÁRMEN AMARANTE BOTELHO
Pariquera-Açu / SP
Agosto / 2012
1
1.
PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
As jornadas de trabalho dos trabalhadores da saúde são extensas, considerando o número de horas seguidas trabalhadas e, muitas vezes, o excesso de horas extras e os múltiplos vínculos empregatícios aumentam ainda mais a permanência do indivíduo no ambiente hospitalar. Além disso, os trabalhadores da saúde são responsáveis pelo atendimento a pacientes debilitados, com problemas de saúde e, consequentemente, fragilizados. Com isso, a carga trabalho, além de intensa, é psicologicamente desgastante.
Também se deve considerar que, usualmente, as edificações hospitalares, construídas de acordos com as normas pertinentes, são planejadas para evitar a contaminação dos pacientes, garantir sua segurança e dos seus acompanhantes, facilitar a higienização dos ambientes e manutenção de mobiliários e equipamentos.
As normas específicas para edificações hospitalares, como a Resolução da Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não preveem requisitos mínimos de ambientação para os trabalhadores.
Com isso, notam-se inúmeros afastamentos de funcionários por fatores psicológicos como estresse e depressão, o que além de prejudicar o próprio funcionário, sobrecarrega ainda mais os demais colaboradores que permanecem em atividade.
Por isso, é fundamental implantar estruturas de acolhimento aos trabalhadores.
As Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do
Sistema Único de Saúde (SUS), em seu parágrafo primeiro, refere-se à promoção da melhoria das condições de saúde do trabalhador e à garantia do acesso às ações e aos serviços de atenção integral à saúde, é