Projeto de pesquisa
CAMPUS DE MIRACEMA DO TOCANTINS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO DE OFICINA DE INSTRUMENTAL I
MIRACEMA DO TOCANTINS-TO
2012/1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE MIRACEMA DO TOCANTINS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO DE OFICINA DE INSTRUMENTAL I
O presente trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Miracema do Tocantins tem a finalidade avaliativa para compor a nota junto da disciplina de Oficina de Instrumental I, sob a orientação da professora Maria Helena Cariaga.
MIRACEMA DO TOCANTINS-TO
2012/1
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentar os instrumentais utilizados pelos acadêmicos do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins nos seus respectivos campos de estágios, neste caso SEHAB - Secretaria de Habitação do Estado do Tocantins, que são: conversas informais, documentação, reuniões, observação, entrevista, ficha de cadastro, encaminhamento, registros, acompanhamento social, parecer social, relatórios e visitas domiciliares.
O objetivo deste trabalho é levar o acadêmico a interagir teoria e prática através das instrumentalidades usadas pelos Assistentes Sociais no decorrer da profissão.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com Buriolla (2003), o estágio tem como objetivo inserir o acadêmico em um espaço institucional, para que ele tenha contato que exigem a intervenção profissional do estágio. Contato este com a comunidade através de instituição pública ou privada que provoquem o conhecimento do estagiário. Para realizar o estágio supervisionado o acadêmico necessita estar revestido de conhecimento ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativa.
O estágio deve pautar-se na busca por ações propositivas, investigativas e, sobretudo éticos, que contribuam para qualificar o atendimento prestado, como descreveremos agora em alguns instrumentais