PROJETO DE PESQUISA
1. Justificativa 3
2. Problematização 3
3. Objetivo Geral 3
4. Objetivos Específicos 4
5. Metodologia 4
6. Referencial Teórico 4
7. Referências 7
1. Justificativa
As crianças e adolescentes formam um grupo mais exposto e vulnerável à violência, esta que por sua vez em todos os seus aspectos além de deixar marcas físicas, deixa sequelas emocionais, prejudicando com isso o aprendizado, as relações sociais, e o desenvolvimento físico, mental e emocional. Os fatos mais expressivos na vida das pessoas como um todo ocorrem no ambiente familiar, são nelas que acontecem as descobertas como, a afetividade, a sexualidade, e a formação de identidade moral e social. E é com o convívio com os pais, irmãos e demais parentes que se aprende e se desenvolve boa parte dessas capacidades que são essenciais para a vida adulta.
Porém neste mesmo contexto ocorrem as mais variadas formas de violência contra a criança. Nenhum tipo de violência contra crianças é justificável, nem mesmo como forma de disciplina, e todos esses tipos de violência podem ser prevenidos.
Este tipo de violência ainda prevalece em todos os países do mundo e está presente em todas as culturas, classes, níveis de escolaridade, faixas de renda e origem étnica.
Sendo assim há de se assegurar por consequência, o direito da criança a uma educação não violenta garantindo que não sejam submetidas a estes atos, violando seu direito fundamental ao respeito, proteção e a dignidade.
Um grande fator, que influencia a sociedade no geral sem que ela perceba, é a nossa cultura de violência que vem desde a antiguidade. São valores e normas pregados de uma maneira que parecem ser a coisa mais correta do mundo, um exemplo é aquele ditado popular muito conhecido “os pais sabem o que é melhor para seus filhos”, assim submetendo as crianças à vontade deles; outro também muito falado é “que o lar é sempre um lugar seguro e de responsabilidade”, mas basta analisar as estatísticas da quantidade de negligência