Projeto de Pesquisa
ELTON RAMOS DE ANDRADE
PROJETO DE PESQUISA: Direito Penal, Superlotação Nas penitenciarias
Projeto de Pesquisa apresentado como avaliação parcial da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, do Curso de Direito, da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari.
Professor: Antônio Carlos Xavier
Mandaguari
2014
1 TEMA
Direito Penal
2 DELIMITAÇÃO
Superlotação Nas Penitenciárias Brasileiras
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS:
Alertar sobre o a lotação nos presídios brasileiros;
Discorrer sobre a situação dos presidiários.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Destacar as condições em que vivem os presidiários;
Analisar o papel dos políticos e da sociedade perante a situação;
Discutir meios de soluções para o problema da superlotação nas penitenciárias.
4 JUSTIFICATIVA
Com iniciador da pesquisa científica, este projeto será desenvolvido como parte da avaliação da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa. Diante de uma ampla possibilidade de temas para serem pesquisados, optou-se pelo Direito Penal, mais especificamente pela superlotação nas penitenciarias brasileiras, pois sistema penitenciário do Brasil dispõe do maior número de presos por metro quadrado entre os países da América Latina.
O motivo de se ter escolhido o tema citado acima ocorreu, em primeiro lugar, pelo interesse pessoal pelo assunto, e como estudante do primeiro ano de Direito buscar compreender o sistema carcerário brasileiro, para buscar situações de melhorias.
5 PROBLEMA
Em alguns estados brasileiros, presos são mantidos em contêineres de aço. Fora esgoto sanitário escorrendo a céu aberto, banheiros sem o mínimo de higiene, quebrados, sem água e sem luz do sol e ausência de energia elétrica. Presos nessas condições tem alguma chance de recuperação ?
6 HIPÓTESE
A desestruturação do sistema prisional traz à baila