Projeto de pesquisa
Graduação em Biologia
Metodologia de pesquisa em Biologia
Projeto de Pesquisa
Introdução
Os caracóis pertencem ao filo Mollusca, classe gastrópode. Os indivíduos do filo Mollusca possuem o corpo bilateralmente simétrico e o pé é formado por uma superfície ventral achatada e muscular. Possuem uma concha em forma de escudo, que é útil para proteger os órgãos. As brânquias são formadas por um longo eixo achatado, que é projetado a partir da parede anterior da cavidade do manto, e podem ser divididas em bipectinadas e monopectinadas. As brânquias monopectinadas possuem os filamentos em um único lado do eixo, enquanto as bipectinada ocorrem dos dois lados.
Em sua maioria, a epiderme é revestida de cílios e contém células glandulares mucosas que, geralmente, se encontram no pé. Essas células glandulares têm como função lubrificar o substrato para facilitar a locomoção do indivíduo. A boca anterior é revestida por cutícula. O odontóforo (piso da cavidade bucal) é uma massa cartilaginosa, muscular e alongada. Por se alimentarem basicamente de algas ou verduras, os indivíduos do filo Mollusca possuem fileiras transversais de dentes que se estendem a partir do odontóforo. “A rádula frequentemente funciona como um raspador, removendo partículas para ingestão.” (STEINBECK; ROW, 2007). Essa raspagem, na coleta de alimento, é feita através da retração do odontóforo. Para auxiliar na alimentação, existe um par de glândulas salivares que secretam muco, lubrificando a rádula e envolvendo partículas alimentares ingeridas.
Segundo Steinbeck (2007), a classe Gastropoda é considerada a maior classe do filo, com cerca de 30.000 espécies. Para sua evolução, houve o desenvolvimento de uma cabeça, o alongamento dorso ventral do corpo, a conversão da concha de escudo a um abrigo, servido como proteção e torção. A cabeça possui um par de tentáculos, com um olho em cada base. De acordo com Ruppert & Barnes,