Projeto de pesquisa
CURSO DE BACHARELADO EM SAUDE COLETIVA
RELATÓRIO DO SEMINÁRIO
RIBEIRINHO
Lábrea – AM
2012
AMANDA MESQUITA
ANTÔNIO FARIAS
ANTHONY LUTZEMBERG
EUCIONE PAIVA
FAUVE EUSÉBIO
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
LAIS GOMES
LEYDIANE REBOUÇAS
MARIA SILVORONE
ZENILTON DOS SANTOS
RIBEIRINHO
Lábrea – AM
2012
SUMÁRIO
1. Introdução. 03
2. Desenvolvimento. 03
3. Conclusão. 05
1. Introdução
Nosso trabalho vai mostrar um pouco da realidade dos ribeirinhos, consiste em pesquisa de campo, realizado na localidade praia do pirão, no rio Purus, no dia 03 de novembro de 2012 onde fomos lá para verificar a realidade dos ribeirinhos daquela comunidade e a partir das entrevistas traçarem um retrato dos ribeirinhos do nosso município.
Para conhecê-los, fizemos uma espécie de entrevista em três residências daquela comunidade, onde obtemos dados sobre a: moradia, trabalho, alimentação, transporte, lazer, cultura, educação, saúde e outras políticas que fazem parte da vida desses ribeirinhos.
2. Desenvolvimento
Os ribeirinhos são aqueles que residem às margens dos rios, que se caracterizam pelos seus modos de vida, hábitos, crenças e costumes, tornando-os referência específica de certa população.
Para que houvesse uma melhor organização e aproveitamento do estudo, foi necessária a colaboração de todos os componentes do grupo de forma que cada um pudesse contribuir particularmente para uma obtenção de melhores resultados a serem alcançados.
O município de Lábrea e composto por 213 comunidades ribeirinhas, concentrado em 06 rios dos quais são: Rio Purús sendo o principal da região, Rio Ituxi, Rio Mamuriazinho, Rio Passeá, Rio Mari, Rio Cainã. A população estimada desses rios é aproximadamente 7.412, cerca de 1847 casas, com 99 escolas e 04 Unidade Básica de Saúde – UBS, das quais uma é fluvial. Uma das UBS