PROJETO DE PESQUISA
DEFINIÇÃO DO TEMA-PROBLEMA: Gestão educacional e qualidade total: resultados de uma boa administração.
DEFINIÇÃO DA BASE TEÓRICA: Vários países desenvolvem pesquisas a respeito da organização escolar e o desempenho dos alunos e chegaram a caracterizar elementos organizacionais. São elas: corpo docente preparado e que tenha clareza dos objetivos e da organização pedagógica; projeto pedagógico-curricular, com planos de trabalho bem definidos; bom ambiente de trabalho, com direção e professores em harmonia; boa organização do processo de ensino e aprendizagem; articulação do trabalho conjunto, pela direção e coordenação pedagógica; estrutura física e material, materiais didáticos, biblioteca, etc., disponíveis aos alunos e professores; estrutura e organização curricular selecionados; equipe motivada a aceitar o novo, sem perder a identidade.
Contudo, apesar do exposto, faz-se necessário que a escola tenha seu projeto político-pedagógico conforme propõem DEMO (1998) e GADOTTI (1990). O projeto político-pedagógico é a chave da gestão escolar. A cada ano ele deve ser revisto e, em alguns casos, reformulado. Só da prática surgem novas idéias que, por sua vez, alimentam novas práticas e assim sucessivamente. Quando o educador – independente de sua função – participa da elaboração e/ou revisão de um projeto, seja ele qual for, ele irá se envolver muito mais, pois é sabido que é mais fácil aderirmos a uma idéia ou proposta que construímos juntos.
A gestão democrática na escola através de um planejamento socializado ascendente pretende superar a prática de atribuir a competência de planejar apenas a uma minoria de especialistas que, baseados numa suposta neutralidade política e científica, determinam os destinos da unidade escolar ou da educação como um todo, cabendo aos educadores, aos alunos, a todos os segmentos escolares e à comunidade educacional em geral, apenas a tarefa de cumprir à risca o que foi por eles planejado.