Revoluções Liberais
Neste trabalho falaremos sobre as revoluções liberais, mas afinal tu sabes o que é revolução?
Segundo o dicionário Houaiss a palavra revolução é datada do século XV e designa: Grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, continuo, seja de maneira repentina; É um movimento de revolta contra um poder estabelecido e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais.
As revoluções tem ocorrido durante a história da humanidade e variam muito em termos e métodos, duração e motivação ideológica. Podem dar-se por formas passivas ou violentas. Seus resultados incluem grandes mudanças na cultura, economia e drástica mudança das instituições e ideários sócio-politicos.
E foi dessa maneira que as revoluções liberais tiveram grande importância no mundo como veremos a seguir.
Capítulo 1: Haut*
As primeiras revoluções liberais iniciaram após a queda de Napoleão, depois da criação do congresso de Viena. O congresso de Viena era constituído por países absolutistas, ou seja, as ideias totalmente opostas ás ideias do liberalismo. Junto com o congresso de Viena foi criada a Santa Aliança que era a união de países absolutistas que tinham como objetivo impedir revoltas liberais. As primeiras revoltas liberais ocorreram em 1820. Ocorreram em lugares distintos dentre eles estão Espanha, Península Itálica ( que sofreram com as ações da Santa Aliança), Portugal ( porém esse não foi perseguido pela Santa Aliança, pois dentre as suas reivindicações estava a recolonização - pacto colonial - e essa reivindicação é uma ideia absolutista e a Santa Aliança não teve com que se preocupar afinal não apresentava risco as ideias absolutistas) e logo depois tivemos a revolução liberal da Grécia( que foi a independência da Grécia, porém ela não foi perseguida porque a Rússia, uma das integrantes da Santa Aliança, estava apoiando esta revolução liberal visto que tinha interesses