Projeto de pesquisa
Nome completo
PROJETO DE MONOGRAFIA
O dano moral no Direito do Trabalho e sua banalização
Passo Fundo
2012
SUMÁRIO
1 – Dano Moral 1. – Delimitação do assunto 1. – Revisão de Literatura 2. – Problema 3. – Justificativa 1. – Justificativa Social 2. – Justificativa Jurídica 4. – Metodologia 5. – Objetivos 1. – Objetivo Geral 2. – Objetivos Específicos 6. – Sumário Provisório 7. – Cronograma
1. DANO MORAL
1. Delimitação do assunto: O dano moral no Direito do Trabalho, e sua banalização.
2. REVISÃO DELITERATURA
Muito se sabe sobre os direitos dos trabalhadores, e com o passar do tempo, esse evoluiu, juntamente com os deveres e responsabilidades. Com isso, o empregado recebe uma maior proteção do Estado, pelas leis, mas também conhecendo essas formas de imposição, por vezes acaba por deturpar a realidade. Primeiramente, será abordado a história do direito do trabalho, sua evolução mundial, e, no Brasil. Posteriormente, alguns conceitos do direito do trabalho. Em outro momento, adentrarei na conceituação de dano, mais especificamente, dano moral, para chegar onde anseio, que nada mais é que o dano moral na esfera do direito do trabalho. Não há como compreender o Direito do Trabalho sem conhecer seu passado. Esse ramo muda com muita frequência, por causa de sua intima relação com as questões econômicas.
EVOLUÇÃO MUNDIAL Na antiguidade o trabalho foi considerado pela Bíblia, como castigo. Adão, o primeiro homem, teve que trabalhar para ter do que se alimentar, porque comeu o fruto proibido (Genesis, 3). Recebeu o trabalho como se este fosse uma pena. Já em outros tempos, o trabalho foi considerado como espécie de instrumento de tortura, de três paus ou uma canga que pesava sobre seus animais. Como se referiu (autor).