Projeto de pesquisa
Etapa: 03 Ficha Bibliográfica:
Drogas e álcool: prevenção e tratamento. Centro de Formação e Treinamento da Federação Brasileira de Comunidade Terapeutas.
Brasil. Presidência da republica. Secretária Nacional de Politicas sobre Grogas. SENAD. I levantamento Nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas. Brasilia: SENAD/GREA/Ipq-HCFMUSP; 2010.
Brasil. Ministério da Saúde.
Organização Mundial da Saúde; Neurociências: consumo e dependência de substância psicoativa. 2004
INABA,B.S. & COHEN, W. Drogas : estimulantes, depressores, alucinógenos - efeitos físicos e mentais das drogas psicoativas.Tradução : Hélio Pólvoa. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editora, 1991.
KUSNETZOFF, J.C. Introdução à psicopatologia psicanalítica. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1982. http://www.pime.org.br/missaojovem/mjdrogasadolesc.htm Uso de Drogas na adolescência e seus impactos no âmbito familiar monografias.brasilescola.com › Sociologia
Resumo crítico: Drogas na Adolescência
Segundo a Organização Mundial da Saúde, "droga é toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções". É entendida também como o nome genérico de substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a seu consumidor. Seu uso constante pode levá-lo à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, um desejo compulsivo de usar a droga regularmente, ao mesmo tempo em que o usuário passa a apresentar problemas orgânicos decorrentes de sua falta.
Muitos são s diferentes motivos que levam os adolescentes a usarem drogas: * Á procura de sua identidade, o adolescente torna-se uma presa de fácil manipulação, tanto a nível grupal, como pela mídia, a qual estimula, por exemplo, o uso do álcool e do tabaco, apresentando-os como sinônimos de status e sucesso.
* Não podemos nos esquecer, porém, que o incentivo às drogas pode ocorrer dentro do