Projeto de pesquisa
Assunto: Alcoolismo
Tema: As consequências do consumo excessivo do álcool na adolescência
Justificativa:
Situação, problema: Quais as consequências do consumo excessivo da bebida alcoólica na adolescência?
Hipóteses:
Hipótese 1. O alcoolismo constante leva a alterações dos padrões funcionais do fígado, do coração, do sangue, do aparelho digestivo, dos músculos e das glândulas endócrinas. No estágio mais avançado, também provoca doenças físicas e psíquicas, levando a morte.
Hipótese 2. As doenças mais cotidianas vinculadas ao alcoolismo são as síndromes amnéstica, demencial, alucinatória e delirante, além de ansiedade, cirrose hepática, distúrbios sexuais, alterações do sono, etc. E também eleva os riscos a outras doenças.
Hipótese 3. O consumo crônico da bebida alcoólica leva alterações psicológicas profundas, incluindo mudanças dos padrões emocionais e étnicos da pessoa. Degradando a vida familiar, social e profissional do indivíduo. O mesmo pode ter atitudes violentas e criminais.
Objetivo geral: O objetivo principal da realização deste projeto, é conscientizar jovens e adultos sobre os problemas na saúde mental e física causados pelo uso excessivo do álcool.
Objetivos específicos: O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool. É entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes.
Consequencias do alcoolismo para a saúde física e mental
Metodologia: Pesquisa exploratória através de sites na internet relacionados ao assunto Alcoolismo.
REFERÊNCIAS
Alcoolismo. O que é? Quais as causas e consequências? Como é o tratamento? Disponível em: http://www.abc.med.br/p/psicologia..47.psiquiatria/236300/alcoolismo-o-que-e-quais-as-causas-e-consequencias-como-e-o-tratamento.htm> Acesso em: 17 nov. 2013.
Projeto de pesquisa. Disponível em: acesso em 17 nov. 2013