Projeto de pesquisa
2. Delimitação do tema: Infidelidade nos relacionamentos conjugais em Rio Branco-AC
3. Problema: Quais as causas da infidelidade nos relacionamentos conjugais?
4. Objetivos:
4.1. Objetivo geral: Investigar as causas da infidelidade nos relacionamentos conjugais.
4.2. Objetivos específicos:
4.2.1. Desvendar os fatores associados às causas da infidelidade conjugal.
4.2.2. Descobrir se os motivos e causas de infidelidade são os mesmos para homens e mulheres.
5. Justificativa:
A infidelidade atualmente é um fenômeno de alta incidência na sociedade, a pesquisa é uma das maneiras de se avaliar o impacto desse fenômeno, e buscar compreender sua problemática em sua magnitude. Há ainda a dificuldade de se definir em que se resume a infidelidade, se esse conceito pode variar de pessoa para pessoa, pois se para uns a infidelidade se resume somente ao ato sexual, para outros se trata de desonestidade e de ações impróprias que são ocultadas. Segundo Pittman (1994, p.4) “a infidelidade é uma quebra de confiança, a traição de um relacionamento, o rompimento de um acordo”.
A relevância dessa pesquisa também se dá por vários outros motivos, primeiramente buscamos pesquisas, uma delas aponta que o fator considerado mais importante numa relação é a fidelidade, a fidelidade é determinante nas decisões conjugais como casamento, separação, divórcio.
A infidelidade também está relacionada com a maior probabilidade de pessoas traídas virem a apresentar patologias e/ou distúrbios psicológicos como depressão, síndrome do pânico e distúrbios alimentares. Se fazendo assim um tema fundamental para ser investigado por profissionais da saúde mental.
A presente pesquisa também pode vir a colaborar com uma maior compreensão para profissionais que lidam com pacientes que passaram por esse fenômeno,
E assim concluímos que essa pesquisa é de suma importância para sociedade principalmente nos aspectos acima citados.
6. Hipótese:
A infidelidade