Projeto de pesquisa
A Redução das taxas de juros é um dos fatores responsáveis por alavancar as vendas, pois o consumidor passa a compra mais através de crediários, facilidades em fazer empréstimos e financiamentos, aquecendo assim o mercado brasileiro. O principal efeito que a redução dos juros tem sobre a economia é permitir investimentos que seriam impossíveis quando as taxas estão mais elevadas. Por exemplo, se o custo de um empréstimo é muito alto para uma empresa, ela vai deixar de financiar a compra das máquinas de que necessita para incrementar sua produção, mas poderá fazê-lo quando os juros caírem. Podemos dizer também que o consumo das pessoas também aumenta, porque o crédito fica mais barato, principalmente na classe média que continuará crescendo daqui para frente, pois a classe alta vai continuar consumindo, e a classe baixa tem outras necessidades antes de consumir. Tudo isso Leva a facilitar o consumo e a busca por uma economia plenamente competitiva, o sistema de crédito cresce, o volume de dinheiro em circulação aumenta e as pessoas consomem mais. A facilidade em obter financiamentos pode, por exemplo, fazer com que as pequenas empresas cresçam, novos negócios surja e os empregos se multipliquem.
Todavia há um impasse, como foi divulgado em cadeia nacional pela digníssima presidente da República, discurso veiculado no último dia 30/04/12:
“No pronunciamento transmitido em rede de rádio e televisão para comemorar ao Dia do Trabalho (1º de maio), a presidente Dilma Rousseff cobrou dos bancos privados mais esforços para reduzir as taxas de juros cobradas em empréstimos, cartões de crédito e no cheque especial. E aconselhou o brasileiro a procurar os bancos que ofereçam as taxas mais baixas.
“É inadmissível