Projeto De Pesquisa Tcc
Marketing no Agronegócio: Monsanto
ALAGOINHAS, 28 de Abril de 2015
O novo consumidor de alimentos está preocupado com a “saudabilidade” dos mesmos. Não quer perder o sabor, o “gostoso”, mas precisa estar cada vez mais saudável e sustentável. A trilogia da moda é o planeta, a pessoa e o resultado financeiro em equilíbrio. Acompanhei um trabalho da “Paripassu”, uma organização especializada em rastreabilidade. É sensacional ver o que é feito, por exemplo, com o tomate. O mundo moderno passou a medir tudo. O que jamais imaginávamos conhecer, anos atrás.
Passamos, com os novos sensores, a saber agora. Desde as oscilações da ponte Golden Gate, via os nano sensores, até parte de bilhão de centenas de poluentes, a história de um tomate, um boi, um frango, suíno ou peixe.
E isso termina pela velha máxima: ao estudar e mensurar o objeto estudado, mudamos e alteramos o próprio objeto-alvo do estudo. Ao conhecer, impactamos o conhecimento e descobrimos novas realidades naquilo que nos parecia tão “conhecido”. Descobri que a Sra Temple, dos Estados Unidos, é uma autista que consegue pensar como os animais, e por isso, é chamada para desenhar as instalações mais adequadas aos bovinos, por exemplo.
São realidades invisíveis, que começamos a dar visibilidade. Com a era dos sensores, aumentamos a capacidade humana para a sensibilidade. Passamos a sentir o que não sentíamos, a ver o que não víamos, a ouvir o que não ouvíamos e a conhecer o que desconhecíamos. Logo, amplificamos nossa sensibilidade.
Isso muda o consumidor, o varejista, a logística, a indústria, o distribuidor, o produtor rural, o cientista , o educador, a mídia. A primeira sensação é a de reagir. Mas, logo somos inevitavelmente tomados pela tremenda onda de sensibilizações que acompanha o mercado. E, então, precisamos mudar.
Empresa Monsanto
Monsanto Camaçari aquece a economia local e permite à comunidade o acesso a projetos de cunho