Projeto de pesquisa sobre a violencia nas escolas publica
SERVIÇO SOCIAL
LUCIANA DA CONCEIÇÃO SANTOS
PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Salvador
2011
LUCIANA DA CONCEIÇÃO SANTOS
PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Processo de Trabalho e Serviço Social.
Orientadora: Professora Amanda Bozza.
Salvador
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO 6
JUSTIFICATIVA 8
METODOLOGIA 9
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 10
CRONOGRAMA DA PESQUISA 11
ORÇAMENTO 12
RESULTADOS ESPERADOS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
A escolha do tema “violência nas escolas” partiu dos acontecimentos desses últimos meses que tem sido cada vez mais abrangido no âmbito nacional. O assunto abordado preocupa toda a esfera pública e em geral a população. O serviço de Assistência Social é extremamente importante, pois o profissional dessa área agi diretamente na reorientação voltada tanto para educação como para o social. Desenvolvendo seu papel no intuito de orientar sobre comportamentos, desigualdades sociais e raciais, direitos e obrigações para com a sociedade.
A crescente onda de violência que invadiu as escolas brasileiras serve como alerta para a necessidade da presença de profissionais de Serviço Social nas escolas públicas. Vale ressaltar que, a presença do assistente social é fundamental para que o processo de identificação e mediação dos conflitos com o intuito de evitar o agravamento destas tensões.
O envolvimento dos Assistentes Sociais nas questões educacionais está relacionado ao seu comprometimento com os princípios de ordem social.
Uma das maiores dificuldades para o profissional de assistência social diz respeito às questões metodológicas em