Projeto De Pesquisa Patchwork
Cátia Pereira do Amaral ¹
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no Ateliê Pesponto, na cidade de Pelotas/RS, visando transformar a linguagem utilizada pelas artesãs em linguagem Matemática formal. A pesquisa foi realizada através de observação participativa, onde identificamos muitos conteúdos matemáticos utilizados intuitivamente pelas artesãs, este conhecimento infelizmente não é utilizado nas escolas. Os conteúdos matemáticos trabalhados no Ensino Médio que foram identificados no decorrer desta pesquisa podem ser introduzidos na aprendizagem Etnomatemática trazendo um enorme benefício àqueles que estudam, pois desfazem a ideia de marginalização que a sociedade atual impõe às certas culturas.
Palavras chave: Patchwork. Etnomatemática. Geometria
Introdução
Este trabalho teve por objetivo identificar os conteúdos matemáticos presentes na prática do Patchwork e transformar a linguagem utilizada em linguagem Matemática formal.
Devido às dificuldades do ensino e da aprendizagem da Matemática, novas propostas pedagógicas devem ser consideradas e a Etnomatemática é uma delas. Este programa fornece métodos contextualizados de acordo com o ambiente no qual o educando está inserido. A Etnomatemática nasceu na tentativa de ensinar Matemática às culturas periféricas e marginalizadas (SANTOMÉ, 1993), com a ideia de criar um projeto curricular emancipador. O desafio, atualmente, é fugir da estrutura fordista de ensino, onde as diversas disciplinas passam diante dos alunos que estão fixos a uma carteira escolar. Isso faz com que o aluno não pense em outra coisa, a não ser o fim da aula, pois não encontra motivação para estar ali. Na condição de professores devemos aproximar a disciplina do que é espontâneo para o aluno e não desconsiderar os saberes que ele traz de casa, isso gera conflito.
Ensinar Matemática exige do professor um esforço muito grande no sentido de tornar as aulas menos teóricas e cansativas, partindo