PROJETO DE PESQUISA METEC
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ELISABETH ALBQUERQUE CAVALCANTE FERNANDES
UMA FAMÍLIA CHAMADA ESCOLA: O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR QUE OS PROFESSORES DA CRECHE SARAH NOGUEIRA DE ALMEIDA SE ENCARREGAM DE FAZER PARA SUPRIR AS NECESSIDADES AFETIVAS DOS SEUS ALUNOS.
PROF.: ANTONIA DERLÂNGIA CORREIA DO NASCIMENTO NOBRE
QUIXERAMOBIM – CE
2014
TEMA
Falta de afetividade familiar.
TÍTULO
Uma família chamada escola: o acompanhamento familiar que os professores da Creche Sarah Nogueira de Almeida se encarregam de fazer para suprir as necessidades afetivas dos seus alunos.
PROBLEMÁTICA
Quais são as necessidades afetivas dos alunos que a escola supre por conta da constante ausência dos pais no acompanhamento dos filhos.
OBJETIVO GERAL
Analisar as necessidades afetivas dos alunos, identificando os modos dos quais a escola se apropria para suprir essas dificuldades.
OBJETIVOS ESPECÌFICOS:
Identificar os problemas existentes no campo da aprendizagem por conta da falta de afetividade dos pais;
Identificar os motivos escondidos por trás das rebeldias dos alunos;
Compreender o motivo pelo qual a escola tenta suprir as necessidades afetivas dos alunos.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que a escola sozinha não dá conta da educação e da socialização das crianças, que a aprendizagem depende das mediações dos adultos e que as famílias estão precisando de parcerias com a escola, e vice-versa, é que desenvolvo o projeto “Uma família chamada escola: o acompanhamento familiar que os professores da Creche Sarah Nogueira de Almeida se encarregam de fazer para suprir as necessidades afetivas dos seus alunos”.
Esse projeto se pauta na necessidade que escola tem de que a família acompanhe o processo educacional dos seus filhos, porém, é conhecida a ausência da família no ambiente escolar, e mais ainda, a falta de afetividade da família com os seus filhos, gerando, assim, a desintegração dos alunos nas atividades escolares, e ainda, a