Projeto de Pesquisa - Manutenção Predial.
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Título:
Tema:
Área: Edificações
Órgão Responsável: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco — Campus Recife.
Duração da pesquisa: jun.2015
Local de Realização: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco — Campus Recife
Pesquisadores: Adelly Lorrane Gabriel Martins Giselle Ferraz Estudantes do Curso Técnico em Edificações
2. RESUMO
Este projeto visa chamar a atenção para o descaso com as instalações do campus Recife, mas precisamente do Bloco F: falta de manutenção como problemas na iluminação, equipamentos quebrados, a presença de rachaduras com a ferragem exposta, fissuras em pilares e vigas, infiltrações, revestimentos cerâmicos deteriorados e instalações sanitárias danificadas.
3. JUSTIFICATIVA
Em dados de pesquisas internacionais, constatou-se que a causa de defeitos nos edifícios deve-se às falhas no projeto (40%), de execução (25%), de materiais (20%), na utilização (10%), e outros (5%). Falhas que se deve, em parte, aos profissionais que tem a função de fiscalizar as obras. A maneira de se prevenir é, baseado nas estatísticas acima, traçar um planejamento de execução que inclua, antes, os ensaios técnicos regidos pela ABNT que comprovam que o material está em boas condições de uso, a revisão do projeto de estrutura principalmente, e profissionais com base técnica e científica como forma de garantir a utilização e execução correta dos materiais e da obra, respectivamente.
Não ocorrendo os devidos cuidados, a maneira de arcar com os prejuízos e corrigi-los é o reparo por meio da manutenção do prédio. Existem dois tipos de manutenção: a preventiva (móveis) e a corretiva (imóveis) que é o caso. Neste tipo, são feitos estudos sobre as possíveis patologias que acarretaram o desgaste da peça a ser corrigida, interferindo na função que ela deveria exercer.
No IFPE, campus recife, é facilmente observado sinais claros de falta de manutenção como problemas na