projeto de pesquisa em serviço social
MEDIDAS DO DESENVOLVIMNTO ECONÔMICO
O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a correr nos países ou estado-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de processo técnico. Os dois fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico são:
A taxa de acumulação de capital em relação ao produto Nacional.
E a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.
Sendo a principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista, É a existência ou não e uma estratégia nacional de desenvolvimento, em que o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais (Politicas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota. Para se ter um melhor desenvolvimento econômico foram apresentados três formas de medidas que são:
O Índice de GINI.
A Curva de Lorenz.
IDH-Índice de Desenvolvimento Humano.
ÍNDICE DE GINI- Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado
Gini, O coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países. O Coeficiente varia entre 0 e 1, Sendo que quanto mais próximo do zero menor é desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um maior a concentração de renda do país. Na pesquisa divulgada em 2009 mostra que o Brasil é 54,4 ou 0,544 relativos ao ano 2008, O que demonstra que o nosso país tem uma alta concentração de renda. O Índice de Gini é calculado com razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz – Um dos instrumentos