Projeto de Pesquisa Educacionais
Segundo Gadotti , ano 2007 a EJA é uma educação básica de jovens e adultos com a finalidade de ensinar os educandos a ler, escrever e compreender a nossa língua ; o domínio dos símbolos e operações de matemática básica ; ampliar conhecimentos nas áreas das ciências sociais e naturais; ter acesso ao meio cultural do país e principalmente combater o analfabetismo ,responsável por uma sociedade injusta. A educação de adultos está condiciona às possibilidades de uma transformação real das condições de vida do aluno-trabalhador.
Conforme pesquisas em Gadotti e Freire podemos complementar que a EJA (Educação de Jovens e Adultos) engloba conhecimentos das práticas sociais, do trabalho, do confronto de problemas coletivos e da construção da cidadania, ultrapassando ações que se desenvolvem na escola, permitindo ao cidadão a compreensão da vida e um posicionamento crítico frente à sua realidade. O aluno da EJA chega à escola com um saber próprio e o professor da EJA é o mediador entre o aprendiz e a escrita entre o sujeito e o objeto deste processo de apropriação do conhecimento, o mesmo precisa conhecer o sujeito e o objeto da alfabetização. Esta mediação consiste em elaborar atividades que permitam ao alfabetizando agir e pensar sobre a escrita e o mundo, dando-lhe o direito de se expressar, respeitando suas condições culturais. Conhecemos o mundo, primeiro através de nossos pais, através do nosso circulo imediato e só depois é que, progressivamente, alargamos nosso universo.
Segundo o ministério da Educação (MEC), em 1952 foi criada a Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), inicialmente ligada a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos – CEAA. A CNER caracterizou-se, no período de 1952 a 1956, como uma das instituições promotoras do processo de desenvolvimento de comunidades no meio