Projeto de pesquisa cfo
1 DEFINIÇÃO DO TEMA E ESCOLHA DO PROBLEMA
A atual sociedade Alagoana é totalmente diversa daquela existente há 15 ou 20 anos atrás, muitas mudanças surgiram, desde à promulgação da Constituição de República Federativa do Brasil de 1988, o cidadão alagoano está cada vez mais consciente de seus direitos, garantidos pela carta magna e, atrelado a isso, seu nível cultural e de escolaridade também veio a melhorar com o passar dos anos. Atualmente a população alagoana não admite diversos procedimentos realizados pela Polícia Militar de Alagoas, que em muitas vezes são desprovidos de adequado embasamento legal, proporcionalidade, técnica e organização.
Apesar da PMAL possuir diversos profissionais capacitados, ainda precisa preparar e formar policiais militares mais adaptados ao atual panorama do Estado de Alagoas. É necessário uma nova polícia capaz de atuar diante do povo alagoano e suprir suas demandas. Essa nova forma de “fazer polícia” [grifo nosso] precisa de novos policiais, e será através de uma nova forma de formar policiais que esse objetivo será alcançado.
A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello é a unidade responsável pela formação de seus oficiais, além de aperfeiçoar e especializar os oficiais já existentes na PMAL, bem como, tem a missão de formar novos comandantes, através do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
A APMSAM como detentora da responsabilidade de formar os oficiais de polícia do Estado de Alagoas, deve primar por uma formação de excelência, aproveitando ao máximo os meios que possui para garantir ao recém-formado aspirante à oficial o adequado preparo para o desempenho de suas funções. No entanto alguns fatores impedem uma formação mais eficaz, e essa formação deficiente e aquém do previsto prejudica diretamente a PMAL, e consequentemente a sociedade alagoana.
Diante do exposto, questiona-se: como aprimorar a formação dos cadetes da APMSAM, para que possam ser oficiais preparados e prontos para