Projeto de monografia
Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF
Departamento de Ciências biológicas
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
ANTÔNIO RICARDO LIMA DE ARAÚJO
PLANTAS DE USO ETNOVETERINÁRIO NO SEMI-ÁRIDO BAHIANO
Belém do São Francisco – PE
2011
ANTÔNIO RICARDO LIMA DE ARAÚJO
PLANTAS DE USO ETNOVETERINÁRIO NO SEMI-ÁRIDO BAHIANO
Projeto de pesquisa apresentada ao Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF, como parte dos requisitos para a elaboração da monografia de conclusão do curso de licenciatura em Ciências Biológicas.
Orientador(a): Cecília de Fátima C. B. R. de Almeida
Belém do São Francisco - PE
2011
SUMÀRIO
OBJETIVOS
Objetivo geral
* Fazer um levantamento da diversidade de plantas etnoveterinárias usadas no município do semi-árido baiano ( Barra do Tarrachil) e avaliar o método de utilização desses recursos.
Objetivos específicos
* * Registrar as espécies de plantas utilizadas na etnoveterinária em áreas rurais de um município do estado da Bahia. * * Registrar os tipos de doenças tratadas com determinados tipos de plantas usadas na etnoveterinárias. * * Avaliar o tratamento desses animais através da etnoveterinária. * * Fornecer dados que contribuam para uma melhor utilização dessas plantas.
Introdução
A criação de animais é uma atividade econômica vinculada às necessidades de consumo local ou exportação, a qual influencia significativamente as evoluções políticas, sociais e econômicas da América Latina (ASTUDILLO et al., 1991). O processo de ocupação do Brasil pelos europeus, em especial da região Nordeste, foi marcado pela transmigração de fauna e flora (GUEDES, 2006) e da Europa foram trazidos, desde a primeira metade do século XVI, os animais domésticos – sobretudo bovinos, caprinos, suínos e eqüinos (ANDRADE, 1996). No processo de expansão destes animais, em especial aqueles de