projeto de intervenção
Titulo do projeto fortalecimento do vínculo familiar
Instituição de estagio: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ALCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPS ad) LAGES,SC
Acadêmica: Luciana Fatima da Silva
Orientador (a) de campo: Jacqueline Vargas
Data da proposta:
Projeto de Intervenção
1. Realidade social apresentada no campo de estagio curricular obrigatória do (CAPSad)
Durante o período de estagio pôde-se perceber que o uso nocivo de álcool é outras drogas e uma doença que afeta não somente o usuário, mas também todo seu contexto familiar, onde se compreende que e fundamental focalizar o papel da família no tratamento, Deve se entender as atitudes em sua totalidade a família não o percebe enquanto doente e na maioria das vezes o culpa pela situação, e não se identifica como agente de ajuda para a recuperação ao longo do período de estagio percebemos a fragilidades dos pacientes pela ausência dos seus, pois e no bojo familiar que os maiores desafios e anseios acontecem.
Nela (a família) ocorre a ontogênese de cada ser humano que existe, de um modo absolutamente único e singular. Toda vida humana baseia-se literalmente nesta frágil linha que representa a liberdade de seus progenitores, da misteriosa improbabilidade de seu encontro, da boa vontade que eles tenham para realizar um projeto de vida comum, de sua disponibilidade para aceitar incondicionalmente a enfermidade, a dor, a frustração, o sacrifício, juntamente com a satisfação e a alegria de uma vida realizada em comunhão. (court,2005.p 23)
De maneira que percebemos a fragilidade dos pacientes pela ausência de seus familiares enquanto dura o tratamento. Vários fatores podem e devem ser elencados, para que se entenda e trabalhe-se neste contexto com os familiares como o descontrole emocional do paciente que em alguns casos os leva a depressão falta de auto estima e interesse pela vida social.
O crescimento das situações de crises e vulnerabilidade das instituições que fazem funcionar o