PROJETO DE INTERVENÇÃO
O trabalho a ser apresentado consubstancia-se enquanto um Projeto de Intervenção através da vivencia no campo de estágio, o qual é oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e tem a supervisão da Diretoria de Assistência Social – DAS. O referido campo de estágio é o RUARTES – Programa Especializado em Abordagem Social, a instituição fica localizada na Rua Treze de Maio. Sendo uma instituição pública municipal que atende toda a cidade de João Pessoa e até mesmo as cidades circunvizinhas. A instituição é focada na Politica Social da Assistência.
A assistência social no Brasil teve sua origem marcada até a década de 40 baseando-se na caridade, filantropia e na solidariedade da igreja. Assim, esta prática da ajuda e do apoio vinha se perpetuando através de esmolas e auxílio, amparados na dimensão da boa vontade de ajudar o próximo e pelo amor a humanidade. Em torno disto, desenvolvia- se a caridade e a benemerência como forma de enquadrar o sujeito, ou seja, fazer com que o mesmo não viesse se revoltar contra a ordem social, já que o Estado estava e a Igreja tinha interesses combinados com a classe dominante.
Em 1947 foi criada a Legião Brasileira de Assistência - FLBA com o objetivo de atender as famílias dos pracinhas combatentes da 2ª Guerra Mundial.
Inicialmente caracterizou-se por um atendimento materno-infantil. Posteriormente esta instituição foi crescendo e sua linha programática foi acompanhando as demandas do desenvolvimento.
A partir do período, seguinte de 1946 a 1964 temos um panorama que não constou de mudanças significativas no campo das instituições de assistência, pois o Estado deu continuidade ao controle nas relações existentes e mesmos no que se refere às demandas sociais, buscava-se focalizar o trabalho nas disputas eleitorais. Assim apontamos as seguintes instituições: Fundação Leão XIII: Criada em 1946 pelo governo federal a partir do objetivo de atuar especificamente juntos aos moradores de favelas, concentrados nos