Projeto de Intervenção - CRAES
MARIVALDO SANTOS COSTA
RAFAELA ROCHA
TIAGO TRINDADE
PROJETO DE INTERVENÇÃO
CREAS-CAMAÇARI
CAMAÇARI
2013
MARIVALDO SANTOS COSTA
RAFAELA ROCHA
TIAGO TRINDADE
PROJETO DE INTERVENÇÃO
CREAS-CAMAÇARI
Projeto de Intervenção apresentado como avaliação da terceira unidade para a disciplina Psicologia Comunitária do curso de Psicologia FAMEC – Faculdade Metropolitana de Camaçari, sob a orientação Da professora Carla Soares.
CAMAÇARI
2013
APRESENTAÇÃO
Falar de intervenção é sempre um desafio, pois intervir significa mexer no contexto sócio, histórico e cultural do sujeito que em si mesmo tem sua própria história, neste contexto o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) só intervém quando há situação de riscos individual, social e familiar e a violação do direito. É objetivo do CREAS a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, defesa de direitos, o fortalecimento das potencialidades e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações da violação de direitos (DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2008, p.58).
Os serviços especializados de proteção desenvolvidos nos CREAS têm impacto direto na organização, reestruturação da família e até mesmo de comunidades. Têm o potencial de promover o desenvolvimento pessoal e comunitário das pessoas atendidas, promovendo o resgate da autoestima e apontando meios de reinserção na vida social (DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2008, p.61).
São serviços de informação, orientação, apoio e de inclusão social visando à garantia e defesa de direitos a indivíduos (crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e mulheres) e famílias com direitos violados e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade) no âmbito do SUAS (DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2008, p.60).
Dentre os serviços de proteção especial