Projeto de inclusão digital
A democratização do acesso à tecnologias ligadas informação é atualmente fundamental para a expansão da cultura e para a ampliação das oportunidades de trabalho e estudo, na medida que, as novas tecnologias baratearam e descentralizaram o acesso à informação e criaram oportunidades inovadoras.
Dentre as tecnologias da informação, notadamente, a internet foi a mais revolucionária, permitindo:
acesso gratuito a jornais e portais de informação; introdução de livros digitais; criação de enciclopédia de livre consulta, como a Wikipedia; visualização de mapas de cidades, criação de roteiros, além de se poder ver imagens das ruas desejadas, comunicação gratuita, escrita através e-mails e por voz através de aplicativos como Skype; divulgação de conteúdo para amplo público a baixo custo; divulgação de vagas de emprego e cadastramento de CVs; criação de cursos on line; trabalhar à distancia;
entre muitos outros.
No entanto, esta revolução ainda não foi extensiva a todos os cidadãos. As classes sociais menos favorecidas ainda não dispõe de todas estas inovações por três motivos principais:
Ausência de hardware, principalmente computador;
Falta de acesso à rede;
Não saber operar as ferramentas de acesso à rede.
Para promover-se a inclusão digital é necessário atacar os três problemas citados acima.
Identificação de oportunidade
Todos os anos milhares de computadores são substituídos, não por estarem quebrados ou sem condições de uso, mas sim por já existir, no mercado, computadores com maiores capacidades de processamento e armazenamento de dados. Muitos destes computadores são descartados, criando um volume de lixo tecnológico sem precedentes, impactando o meio ambiente com materiais não biodegradáveis, como o plástico, e com substâncias tóxicas, como metais pesados.
Atualmente vivenciamos um maior engajamento das pessoas, particularmente os jovens, na solução problemas sociais e ambientais, com o aumento de trabalhos