Projeto de Implantação
CAMPUS XANXERÊ
ANDRÉ LUIZ MODESTI
LUAN CASSIO MARTINELLI
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO, CONDUÇÃO, COLHEITA E TRANSPORTE de FLORESTA de Pinus taeda, na REGIÃO DE PALMAS - PR
Xanxerê – SC
Junho 2014
ANDRÉ LUIZ MODESTI
LUAN CASSIO MARTINELLI
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO, CONDUÇÃO, COLHEITA E TRANSPORTE de FLORESTA de Pinus taeda, na REGIÃO DE PALMAS - PR
Trabalho A1, apresentado em forma escrita à disciplina de Elaboração e Análise de Projetos Florestais, no curso de Engenharia Florestal, Área das Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc – Campus Xanxerê.
Prof. Joel Telles de Souza
Xanxerê - SC
Junho 2014
LISTA DE TABELAS
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE IMAGENS
INTRODUÇÃO
A crescente utilização de madeira fez com que o homem repensasse sua forma de obtenção e implantasse florestas com espécies de rápido crescimento, como Pinus e Eucalipto, suprindo a grande quantidade de material utilizado em fabricas, bens de consumo e serviços.
No Brasil as florestas cresceram de forma exponencial após incentivos fiscais nas décadas de 60 a 80, passando em 2011 de 2,2 milhões de hectares de florestas plantadas em todo território brasileiro. Porem esse cenário foi alterado com uma queda de -2% nas áreas plantadas até 2014, segundo Bracelpa (2014).
Com decorrer do tempo o homem deixou de executar obras e atividades sem planejamento, com as florestas não poderia ser diferente, hoje a implantação de um povoamento não se resume a colocar uma árvore na terra. O planejamento, projeção e cronogramas são atividades de suma importância para a melhor opção num ciclo floreal, a fim de aproveitar o tempo, área e dinheiro.
Para ter qualidade e produtividade ao final de um ciclo florestal deve-se atender as especificações,