Projeto de Fundeções
1605 palavras
7 páginas
PROJETO DE FUNDAÇÕESTRABALHO 02
Professor: Dickran Berberian
Alunos: Douglas de Araújo Martins – 10/4767
Brasília/ DF, agosto de 2011
I. OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica buscando correlacionar a tensão admissível com o resultado de provas de cargas em fundação sapata com o SPT. Apresentando a curva carga x recalque, a planilha das fontes pesquisadas que indicam prova de carga em sapatas, anotando se a sapata foi levada à ruptura ou se usou métodos de extrapolação (van de veen ou mazurkievisk), apresentar laudo de sondagem tabelado, granulometria do solo, LL e LP, assim como a profundidade da sapata.
II. METODOLOGIA
A metodologia utilizada consistiu em pesquisar documentos técnicos relacionados ao tema, utilizando a ferramenta de busca na internet.
III. RESULTADOS OBTIDOS
Os resultados obtidos foram baseados em ensaios geotécnicos realizados no Campo Experimental da UFPE.
Experiência com Fundações
O Campo Experimental do Sesi-Ibura passou a ser estudado apos o acidente com a ruptura geral de uma estrutura de concreto armado de um pavimento sobre estacas metálicas (3 trilhos tipo TR-25), 21 anos depois de construída, sem apresentar nenhum sinal prévio de ruína.
Figura 01: Parâmetros de compressibilidade – ensaio isométrico e DMT: Campo experimental SESI - IBURA
Ocorreu um recalque repentino de cerca de 1 m são numa das extremidades da edificação, ficando a configuração deformada aproximadamente linear. De posse do perfil geotécnico do subsolo do local e pelas características do acidente, levantou-se a hipótese do acidente ter sido provocado por movimento lateral lento da camada de argila orgânica, que ao longo do tempo teria provocado um deslocamento lateral na estaca (Figura 3), que em adição a carga vertical (peso próprio + atrito negativo) levou a estaca a ruína (flambagem).
Este lento movimento lateral do solo teria sido causado