projeto de fisica
*Baseado na 3º Lei de Newton: Ação e Reação*
Os foguetes funcionam queimando combustível sólido ou líquido e ejetando o resultado desta queima em altíssima velocidade na direção oposta àquela em que se quer que o foguete vá. Nesta atividade vamos usar este princípio!
*Partes do Foguete*
Combustível: Não usaremos combustíveis inflamáveis ou explosivos, o combustível será à base de água com vinagre e bicarbonato de sódio. A reação desses materiais irá resultar em um gás que impulsionará o foguete para o alto.
Obs.: Por razões de segurança obviamente o foguete será apontado para o alto no momento do lançamento e não na direção de pessoas, animais, carros, casas, etc.
Bocal: O objetivo do bocal é aumentar a aceleração dos gases à medida que deixam o foguete, e assim melhorar o empuxo. Ele faz isso diminuindo a abertura pela qual os gases podem escapar. Neste trabalho, os bocais são o gargalo da garrafa pet.
Centro de massa: Toda matéria, sem importar seu tamanho, massa ou forma, tem um ponto interno chamado centro de massa (CM) ou centro de gravidade. O CM de uma vassoura, por exemplo, é o ponto no qual devemos apoiá-la para que não gire para nenhum lado.
Centro de pressão: O centro de pressão (CP) existe somente quando o ar está passando pelo foguete em movimento. O ar em movimento bate com maior força na cauda do que na ponta, e, portanto, a cauda sofre um “arrasto” ou resistência maior. Esta também é a razão para a cauda ter maior área do que a “ponta” do foguete. O centro de pressão está entre o centro de massa e a cauda do foguete. É importante que o centro de pressão de um foguete esteja mais próximo da cauda e o centro de massa mais perto do bico. Se estiverem no mesmo lugar ou muito próximos um do outro, o foguete apresenta vôo instável.
Aletas: As aletas de um foguete servem para estabilizar o vôo, ou seja, direcionando a trajetória do foguete. As aletas podem ser fabricadas em material leve e podem ser