projeto de fiação
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI
ALICE COTA DOS SANTOS
DIRMAEL JOINE VINOTTI
TIPOS DE MANUTENÇÃO
BRUSQUE
2014
ALICE COTA DOS SANTOS
DIRMAEL JOINE VINOTTI
TIPOS DE MANUTENÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Científica do Curso de Tecnologia em Produção Têxtil do Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Prof ª: Maria Goreti Mafra
BRUSQUE 2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A manutenção pode ser definida, segundo o dicionário Aurélio como: “A medidas necessárias para a conservação ou permanência, de alguma coisa ou situação” e ainda “Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”. Entretanto, o mais comum é definir a manutenção como “o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, de qualidade, de prazo, de custos e de vida útil adequados” (LIMA e CASTILHO, 2006). Nesta definição, de grande abrangência, a manutenção é caracterizada como um processo. Um processo que deve iniciar antes da aquisição e que tem como principal função o prolongamento da vida útil do equipamento ou sistema.
O objetivo do presente trabalho é demonstrar a importância da manutenção dos equipamentos de uma empresa. No desenvolvimento deste serão descritos os tipos de manutenção.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA
Para Tahira (2010) manutenção corretiva é o tipo de manutenção mais antiga e mais utilizada, sendo empregada em qualquer empresa que possua