Projeto de estágio
FACULDADES DO GRUPO CONTINENTAL
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
PROJETO DE ESTÁGIO: O PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA COMO PROFESSOR E PESQUISADOR
WILLIAMS DE SOUSA QUINTINO
Santarém, Pará
Março, 2012
WILLIAMS DE SOUSA QUINTINO
PROJETO DE ESTÁGIO: O PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA COMO PROFESSOR E PESQUISADOR
ORIENTADOR: PROF. Me. RAIMUNDO CLEOCIONALDO VASCONCELOS NEVES
Projeto apresentado ao Instituto Transdisciplinar do Tapajós – ITTAP, como parte dos requisitos para realização do Estágio de observação e de regência.
Santarém, Pará
Março, 2012
1 INTRODUÇÃO
1.1 A Sociologia
O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc. As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e grande contribuidor, Émile Durkheim; a Sociologia Compreensiva iniciada por Max Weber; e a Explicação Sociológica Dialética, iniciada por Karl Marx (DANTAS, 2012).
Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas (ADASSA, 2007). Para Martins (2007), também estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, etc., em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc. Adassa (2007) ressalta que o objetivo principal é tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas. Portanto, é uma ciência que estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade, ela explora todas as estruturas sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente, e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social.
Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico,