Biodiesel
O dióxido de carbono que é liberado na atmosfera através da combustão do óleo diesel é o principal causador do efeito estufa, que resulta no aquecimento global. Em busca de uma solução para este problema, foram realizadas grandes pesquisas sobre biocombustíveis, e em um desses estudos desenvolveram o biodiesel, que é um combustível renovável e que reduz significativamente a emissão de gases causadores do aquecimento global.
O biodiesel é uma evolução na tentativa de substituição do óleo diesel por biomassa, iniciada pelo aproveitamento de óleos vegetais “in natura”. É obtido através da reação de óleos vegetais com um intermediário ativo, formado pela reação de um álcool com um catalisador, processo conhecido como transesterificação. Os produtos da reação química são um éster (o biodiesel) e glicerol 2. Os ésteres têm características físico-químicas muito semelhantes às do diesel, conforme demonstram as experiências realizadas em diversos países.
A ENERGIA NO CLEAR DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL .
O uso de energia nuclear ajuda na segurança alimentar, na economia de baixo carbono e no desenvolvimento sustentável
A energia nuclear pode ajudar na produção de alimentos mais nutritivos e resistentes a impactos climáticos. “Cerca de 80% do que hoje é produzido de tecnologia para segurança alimentar usa tecnologia nuclear”.
E o uso de isótopos nucleares pode ajudar a controlar a poluição dos oceanos, melhorar a alimentação para o gado e outros animais, além de reduzir a emissão de gás carbono em 2,9 gigatoneladas por ano.
Ressaltando que há uma tendência de crescimento do uso de energia nuclear mesmo após o acidente da usina nuclear de Fukushima no Japão. De acordo com o especialista, a energia nuclear é segura comparadas com outros ciclos de