projeto de estagio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
PROFº: OZORIO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
PROPOSTA PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE MINI CURSO
ALUNA:
FRANCISCA IVETE CARDOSO
MATRICULA: 09100040/N36
SOBRAL – CE
ABRIL DE 2014
INTRODUÇÃO
A forma como a Física é ensinada no ensino médio apresenta vários problemas, uma das razões é a falta de recursos metodológicos para auxiliar professores e alunos no processo ensino-aprendizagem. Infelizmente, uma das ferramentas mais importante que o professor pode lançar mão, que é o uso do laboratório, não pode ser usado pela falta de experimentos e às vezes a própria escola não dispor de laboratório ou de pessoas qualificadas para as práticas. Cabe, então, ao professor buscar alternativas como o uso de materiais de baixo custo para o auxílio didático em suas aulas. A importância do uso de experimentos de Física no ensino se mostra essencial, a partir da análise de que ela é uma ciência.
A Física é uma disciplina na qual os alunos apresentam grandes dificuldades de compreensão e aprendizagem.
O ensino de física é muito deficiente na parte experimental voltado para o algebrismo matemático com equações sendo separados sem nenhum significado para os alunos que passam a decorar as formulas para resolver os problemas propostos pelo professor.
Os estudantes do ensino médio em geral encontram muitas dificuldades na compreensão de conceitos físicos relacionados à óptica com subitens reflexão e refração. Esta parte da física requer uma visualização dos fenômenos por meios de experimentos que auxilia a resolução de problemas em sala de aula, já que há muitas vezes uma ausência de conhecimento prévio em decorrência desta área de conhecimento.
Uma das alternativas de ensinar física é através do uso de experimentos que possibilitam uma mudança nos modelos tradicionais de ensino. Os alunos estão desestimulados com o