PROJETO DE ESTAGIO -PREVENÇÃO CONTRA DROGAS
O presente trabalho de intervenção será composto por um programa informativo e educacional no qual buscará desenvolver e possibilitar caminhos para a prevenção às drogas.
O Local onde será realizado o projeto de intervenção é a Escola Municipal Lenival Correia Ferreira no qual é um espaço situado na Rua Jose Simão Correia, Setor Alto da Boa Vista, Gurupi-To, onde estuda crianças do pré 01 ao Eja, também oferece cursos Mais Educação que são RIP ROP, AÊÊ para crianças especiais, Karatê, Matemática e Rádio.
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Faz-se necessário, portanto uma educação preventiva e a conscientização de todos: pais, alunos, professores, enfim toda a comunidade sobre os efeitos e consequências causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
Assim, dentro desta perspectiva, este projeto tem o intuito de mostrar o valor da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna.
2. JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de falar mais abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício.
Segundo Fonseca (2006), faz-se urgente estruturar uma dinâmica de implantação em prevenção ao abuso de drogas nas escolas.
Portanto, o planejamento das atividades preventivas deve ter como meta diminuir a probabilidade do jovem envolver-se de maneira indevida com o uso de drogas. Para isso, os programas de prevenção ao uso de drogas devem enfatizar a redução dos fatores de riscos e ampliação dos fatores de proteção.
A prevenção ao uso de drogas nas escolas deve ser decisão politica e conjunta, prevenir drogas é falar de educação filhos, de adolescência, de