Projeto de epsquisa
O processo psicanalitico com pacientes surdos-mudos .
2. PROBLEMA
Tendo a palavra como referência de tratamento psicanalítico, como se da a possibilidade da análise dos pacientes surdos-mudos?
3. OBJETIVOS
3.1 – Objetivos Gerais
Analisar a possibilidade do processo psicanalitico com pacientes surdos-mudos.
3.2 – Objetivos Específicos
• Descrever o que caracteriza o processo psicanalitico;
• Conhecer as experiências psicanaliticas no atendimento aos surdos-mudos descritos no Brasil;
• Avaliar se esses processos podem ser classificados como psicanalíticos.
4. JUSTIFICATIVA
Sendo a psicanalise hoje um tema de grande relevância enquanto parte da ciencia psicologica, nos propomos a aprofundar nos conceitos das praticas psicanaliticas. Em um primeiro momento nos deparamos com a definição de Psicanalise como metodo psicoterapeutico que tem a palavra como refencia. Como froma de investigar o inconciente a psicanalise tem como ferramentas os atos falhos, a interpretação dos sonhos, as cistes, dentre outras, que se apresentam enquanto linguagem falada.
Dentro deste cenario, ou setting, uma duvida nos instigou. Como se da o processo psicanalitico em pessoas surdas-mudas? E possivel que exista analise para esses pacientes?
5. CONTEXTUALIZAÇÃO
“Estarei sem dúvida infringindo o uso lingüístico comum ao postular um interesse na psicanálise por parte dos filólogos, isto é, dos peritos na fala, porque, no que se segue, a expressão ‘fala’ deve ser entendida não apenas como significando a expressão do pensamento por palavras, mas incluindo a linguagem dos gestos e todos os outros métodos, por exemplo a escrita, através dos quais a atividade mental pode ser expressa.” (Freud, 1913).
Desenvolvida por Freud a psicanálise é uma psicoterapia que investiga o inconsciente por meio do processo de fala (livre associação), tendo como ferramentas por exemplo o ato falho, os chistes, a interpretação do sonho e etc.
A Análise é o processo de