Projeto de eletricidade
CURSO DE BACHARELADO
EM
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Ilhéus
01/2012
ELETRICIDADE
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus
01/2012
1 - INTRODUÇÃO
A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera. No corpo humano também observamos a eletricidade: impulsos elétricos do olho para o cérebro. Nas células da retina existem substâncias químicas que são sensíveis à luz, quando uma imagem se forma na retina estas substâncias produzem impulsos elétricos que são transmitidos ao cérebro. Neste projeto abordaremos os seguintes temas dentro desta disciplina incrível que é a física: Leis de corrente e voltagem, definiremos o que são nós de um circuito, Leis de malhas, Lei de Ohm, Lei de Kirchoff, Teorema de Norton e Teorema de Thevenin.
2 - LEI DE CORRENTE OU 1ª LEI DE KIRCHOFF
Para que possamos iniciar o estudo desta lei é necessário a definição de alguns termos:
Nó - é um ponto onde um ou mais elementos de um circuito tem uma conexão comum.
Ramo - é um caminho único contendo um elemento simples e que conecta um nó a outro nó qualquer. No circuito apresentado abaixo podemos verificar a presença de três nós e quatro ramos:
[pic]
Podemos agora começar as considerações sobre a primeira das duas leis de GUSTAV ROBERT KIRCHHOFF. Esta lei é denominada Lei das Correntes de KIRCHHOFF e estabelece que a soma algébrica de todas as correntes entrando em qualquer nó é igual a zero.
No circuito a seguir podemos visualizar o que foi afirmado acima:
[pic]
O circuito apresenta dois nós, A e B, para equacioná-lo é necessário a adoção de uma