Projeto de desenvolvimento sustentável rio tinto - mina corumbá logística
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Rosilene Sette
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RIO TINTO - MINA CORUMBÁ LOGÍSTICA
Rio de Janeiro (RJ), 2011
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem com propósito apresentar o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da empresa de mineração Rio Tinto - Mina Corumbá Logística, empreendimento de lavra de minério de ferro no Maciço de Urucum, município de Corumbá, Estado de Mato Grosso do Sul. Corumbá cidade estratégica de entreposto, situada à margem esquerda do rio Paraguai, fronteira entre o Brasil, Paraguai e a Bolívia, tem o porto mais importante do estado do Mato Grosso do Sul, através do qual a Rio Tinto opera um sistema próprio de logística fluvial, escoando o minério de ferro de Corumbá utilizando a hidrovia Paraguai-Paraná, até São Nicolas na Argentina, onde é realizada a operação de transbordo para navios transoceânicos com destinos aos mercados da Europa e Oriente Médio.
Rio Tinto – Mina Corumbá e Logística, uma empresa, cuja gestão é pautada pelas boas práticas de governança corporativa, com respeito ao meio ambiente, preocupação voltada ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades, saúde, segurança de funcionários e contratados. Atuando de acordo com os princípios da integridade, honestidade, transparência, justiça, responsabilidade empresarial, construídos com base em padrões internacionais, legislação e normas dos países onde está presente. Imbuída da responsabilidade empresarial consciente de que o desenvolvimento sustentável só é possível com a geração de resultados econômicos sólidos sustentáveis que criem prosperidade para todas as partes interessadas: acionistas, comunidades, governos, funcionários, parceiros, fornecedores e clientes.
Adotando a mais moderna tecnologia na exploração mineral, eficiente gestão ambiental de uso responsável de recursos naturais e redução de impactos ambientais dentro do princípio do desenvolvimento sustentável. E em