Projeto de Curso
A Curso de Letras é essencial para que tal aprendizado se implemente em quantidade e qualidade no seio da comunidade estudantil, tendo em vista seu objetivo de formar professores da disciplina, os quais deverão facilitar o aprendizado e o domínio da língua, da leitura, da interpretação de textos e de sua elaboração.
Após detida leitura ao Projeto do Curso, merecem destaque três pontos: o perfil do graduado, o método teórico-prático e o fluxograma do curso.
Dentre os objetivos do curso destaca-se a formação de profissionais interculturalmente competentes a lidar criticamente com as linguagens. O Curso de Letras da UFPI visa formar profissionais cujo perfil seja de múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica ou prática ou fora dela. Realmente os graduados em Letras Português necessitam ser mais que meros ensinadores a decifrar códigos, mas sim orientadores para despertar o senso crítico, fomentar a discussão, elevar o debate no seio estudantil, alimentando a formação de pensadores dentre seus alunos.
Do planejamento do Curso de Letras destaca-se o método adotado, o teórico-prático, ou seja, a atuação do graduando pela fusão entre a teoria e a prática, de modo a priorizar o interesse do aluno em consonância com os princípios éticos. Assim, o graduando, que será um multiplicador do ensino, poderá, no futuro, atuar também de maneira a conciliar a teoria à prática da língua, da escrita, da fala, da leitura e construir nos seus alunos o gosto pela prática das atividades relacionadas às Letras.
Por fim, no que diz respeito ao fluxograma do Curso de Letras vale fazer algumas observações. Primeiro faz-se necessário destacar positivamente a presença das disciplinas relacionadas ao nascedouro da língua, como latim (origem) e linguística (uso puro da língua) na abertura do Curso,