Projeto de Criação de uma Oficina de Reaproveitamento de Materiais Sólidos na Escola Estadual Floriano Cavalcanti em Natal-RN.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEDIS
CURSO: Administração Pública
DISCIPLINA: Seminário IV
PROFESSORA: Luziana Queiroz
Projeto de Criação de uma Oficina de Reaproveitamento de Materiais Sólidos na Escola Estadual Floriano Cavalcanti em Natal-RN.
Ana Paula Medeiros
Aldemarcos Nobre Silva Santos
Líder: Sancha Adélia de Lima Vale
Natal
Novembro/12
1. INTRODUÇÃO
A educação ambiental é fundamental para a formação da consciência ecológica dos alunos e pelo anseio por qualidade de vida, aliada a preservação do meio ambiente. É necessário e urgente desenvolver no ambiente escolar uma mentalidade voltada ao zelo pelos recursos naturais, e, pela mudança no comportamento social voltado para o equilíbrio do ser humano com a natureza.
Com este intuito que desenvolveremos a oficina de reaproveitamento de materiais sólidos, que além de gerar responsabilidade ambiental, e mudança de atitude, mostrará na prática que reaproveitar é mais lucrativo que descartar. Além disso, o projeto visa contribuir com a formação de cidadãos conscientes de seus atos e propor transformações significativas na realidade socioambiental, através da conscientização para a readequação de hábitos e atitudes.
Propomos atingir os alunos por meio de um processo pedagógico participativo buscando a formação de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, com foco na sustentabilidade e qualidade de vida.
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
A geração de resíduos sólidos pode ser considerada um grave problema social, caso o seu descarte não seja realizado de forma adequada, trazendo várias consequências negativas, como por exemplo, a contaminação do solo, ar e água, proliferação de vetores transmissores de doenças, entupimento de redes de drenagem urbana, etc. Portanto, uma destinação eficiente é requisito básico para a promoção e a proteção da saúde