projeto de criação de empresa
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A influência da Sociologia na contabilidade de custos
BELO HORIZONTE
2012.2
1. INTRODUÇÃO
Através deste trabalho, procuramos apresentar como a Sociologia está inserida na Contabilidade, mais precisamente na Contabilidade de Custos. A Contabilidade surgiu a partir da necessidade do homem de controlar seus bens e o crescimento comercial enquanto a Sociologia analisa e interpreta os fenômenos sociais e neste caso, a relação entre a entidade contábil e a socidade.
Este tema foi escolhido baseado em citações e materiais repassados por professores do curso de Ciências Contábeis do UNI BH que mostraram ser uma questão relevante a ser desenvolvida.
Serão abordadas questões como o surgimento da Contabilidade e o conceito de Sociologia com o objetivo de mostrar ao leitor que esta está intimamente ligada à contabilidade de custos e desta forma seu caráter social.
2. O Surgimento Da Contabilidade
O surgimento da contabilidade se deu em virtude dos povos antigos, que conseguiram entender e buscar novas formas para explicar o desenvolvimento de seus conhecimentos, os árabes, gregos e indianos possuíram verdadeiras influências com relação à contabilidade. A contabilidade ganhou muitos adeptos e floresceu na Itália, através dos grandes pensadores e a partir de então, foi se desenvolvendo durante os tempos. Por isso muitas vezes dizemos que a Itália é o berço da contabilidade.
Conceito de Sociologia
A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo isolado é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.
A Contabilidade de Custos originou-se da Contabilidade Financeira,