PROJETO DE CHP 2011 A m sica na forma o da crian a
516 palavras
3 páginas
PROJETO DE CHP 2011EMEI PROF.ª HELENA NOVAES RODRIGUES
TEMA: A MÚSICA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA
PROF.ª. ERCI MARIA DE S. S. FERREIRA
PROF.ª. SUELI MENDES N. DE SOUZA
JUSTIFICATIVA
Observando a necessidade de envolver a criança no mundo da música e instrumentos musicais para que ela desde cedo já vá construindo para si “o prazer pela música” e ser capaz de “expressar-se através da música”, buscando assim um repertório seu, vimos a oportunidade de participar do curso “Musicalizando Campinas” em 2010, onde encontramos subsídios para estar desenvolvendo o trabalho com CHP na área da música. Nada melhor que a música para desenvolver habilidades artísticas na criança que, enquanto sujeito constrói conhecimento e desenvolve seu lado afetivo e intelectual
Algo muito importante e pouco compreendido é que um processo de construção envolve processos de reconstrução, e que os processos de coordenação, integração, diferenciação, etc. também são processos construtivos.
A música é a base para a realização desse projeto, pois é um meio de comunicação que tem como objetivo primordial levar a criança a base para expressar seu lado afetivo, intelectual e o seu gosto musical, através das letras, gestos, danças, manuseio de instrumentos da bandinha, através de estruturas lingüísticas próprias, o que o diferencia dos outros meios de comunicação. Considerando de extrema importância o conhecimento desse meio de comunicação, que está presente na vida da criança, seja direta ou indiretamente.
OBJETIVOS
Possibilitar o acesso dos alunos Aos diversos desdobramentos da música: canto, dança,expressão corporal;
Desenvolver o hábito de ouvir músicas;
Conhecer a elaboração de instrumentos musicais;
Confeccionar instrumentos com sucatas;
Incentivar a Participação nas mímicas das músicas;
Estimular as crianças a participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
Ampliar as possibilidades de inscrição da criança no