PROJETO DE ARQUITETURA E APLICAÇÕES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Andson Silva
ARILO SOUZA
KELVIN SAND
PROJETO DE ARQUITETURA E APLICAÇÕES
Aracaju
Setembro, 2014
Andson Silva
ARILO SOUZA
KELVIN SAND
PROJETO DE ARQUITETURA E APLICAÇÕES
Trabalho com intuído de explicar sobre ferramentas Middleware utilizando a tecnologia RPC. Explicando tecnologia ramificadas como CORBA, DCOM e RMI.
Aracaju
Setembro, 2014
1 - Introdução a Middleware.
Antes de falar sobre Middleware, é preciso explicar um pouco sobre os tipos evoluídos de arquitetura para a comunicação entre componentes.
No ano de 1964, a Internacional Business Machines (IBM) lançou o IBM System/360 (S/360), um computador com processamento além dos de sua época, sendo usado exclusivamente em ambientes comerciais. Passando assim a utilizar a Arquitetura Centralizada Mainframe.
Como característica, mainframe é um computador de grande porte e com grande poder de processamento, compartilhando o desempenho em vários terminais para usuários independentes. Desse modo, tudo aquilo que for requisitado nos terminais, será processado no mainframe e devolvido como resposta no terminal do usuário. O que leva a desvantagem dessa arquitetura, é que toda a lógica e dados ser executado no mainframe, nós levando a afirmar que quanto mais pessoas utilizando os terminais, mais demorada será a transferência de informações e dados requisitados pelo usuário, requerendo assim a expansão futura do processamento do mainframe.
Adiante a evolução da tecnologia e conexões entre computadores, surgiu a Arquitetura Cliente/Servidor, onde sua estrutura está baseada na divisão de processamento nos dois lados, havendo troca de mensagens constante entre os dois.
Nessa Arquitetura o Cliente requisita ao servidor uma informação, na ponta do servidor o mesmo processa a informação devolvendo ao cliente, voltando ao cliente a informação será processada para exibição dos dados. A depender da configuração realizada na máquina, o mesmo pode ser um cliente